terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Aventura na cozinha - Tomate recheado

Quatro dias após testar pela primeira vez meus dotes culinários vegetarianos volto aqui para dizer que mais uma tentativa foi realizada com sucesso. APLAUSOS!

A receita da vez foi tomate recheado. Como sempre, dei o meu toque especial por falta de ingrediente e/ou habilidade mesmo. Mas sim, ficou divino, sem erros. Vamos ao que interessa! E, mais uma vez, minhas observações estarão destacadas em amarelo ao lado da receita original lindamente organizada em um livreto pela minha colega de trabalho Steph. =)

Ah! Mas se você chegou nesta página sem saber do que estou falando, clique aqui para ver o que desencadeou esta e outras receitas rumo a uma vida sem carne. 

Tomates recheados com ricota

INGREDIENTES:

  • 2 tomates grandes. Corte o topo e retire as sementes, mantendo-os inteiros (usei apenas um tomate por puro medo de ficar uma caquinha e eu jogar fora dois tomates. Além disso, optei pelo tomate italiano. Dizem que é menos ácido - e eu acredito)
  • ½ ricota fresca (usei 1/4 já que a receita original era para 2 tomates)
  • caldo de ½ limão (limão não se desperdiça. E como era pequeno, usei um inteiro. Sou tarada em limão)
  • sal, pimenta a gosto
  • azeite
  • castanha de caju picada
  • 2 colheres de farinha panko ou de rosca
  • 1 dente de alho amassado com sal
  • orégano a gosto (como é a gosto - e eu não gosto - ingrediente dispensado)
  • 1 colher de queijo ralado
  • salsinha picada (adoro, mas não tinha em casa)

OBS: Apesar da receita não especificar o tamanho da colherada, usei a de sopa e não me arrependo.

BORA FAZER!

Deixe o forno aquecendo em temperatura média (cerca de 200 graus). Passe um pouco de sal dentro dos tomates. Isso vai ajudá-los a soltar um pouco de água antes de receber o recheio e a temperar também. Enquanto o sal age, faça o recheio. Amasse a ricota (pode ser com um garfo ou com a mão, ou ainda passando no processador ou liquidificador), adicionando o sal, pimenta, orégano, limão, azeite e a castanha. Ele vai ficar meio pastoso (quando tem restos de cream cheese em casa, eu coloco também uma colherada no recheio para ajudar a deixar na textura pastosa). Reserve!

Em outra tigela, misture o alho amassado com a farinha de rosca ou farinha panko, mais orégano, queijo ralado e salsinha. Para montar, primeiro veja se os tomates soltaram água no fundo. Se sim, escorra. Coloque o recheio com o auxílio de uma colher até sobrar um ou dois dedinhos da borda. Nesse espaço, você coloca a farofinha com alho. Repita o processo no outro tomate. Regue com azeite e leve ao forno por uns 15 min. Fica ótimo com salada de folhas verdes e batatas, ou com brócolis refogado no alho.



Eu já tinha uma salada pronta no pote. Foi só colocar no prato e regar com o molho mais prático de fazer (mostarda e mel)


Sobrou bastante recheio e farofinha.
Guardei tudo na geladeira e no dia seguinte repeti a dose sem a salada.
Isso ao lado do tomate é o próprio recheio. Viu como sobrou bastante?! 

Um comentário: