segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Uma vida sem carne


Faz alguns anos que parei de comer carne suína, mesmo amando a costelinha de porco do Outback. No ano seguinte a esta decisão foi a vez de poupar vacas e bois. Por quê? Porquinhos são animais extremamente inteligentes e sensíveis. Um pouco menos, mas ainda sensíveis, são os bovinos. Não consigo mais olhar para um churrasco sem me sentir culpada pela dor de um animal. Não é só a morte, mas a forma como eles são criados para o abate (clique aqui e tenha um choque de realidade). "Ah! Mas as galinhas e os peixes ok?", você dirá. Claro que não está OK, mas eu preciso me adaptar a uma alimentação sem carne. Optei por começar pelos mamíferos. Parar com tudo de uma hora para outra certamente me levaria ao fracasso.

Eu adoro carne, principalmente vermelha, então a abstinência por opção, e não por desgostar, é mais complicada. Outro fator que me prende à proteína animal é (ainda) não saber preparar uma variedade de pratos saborosos sem um filé. Mas isso está com os dias contados. ☺

Coloquei como meta abandonar o frango até o fim do primeiro semestre. E depois fazer o mesmo com o peixe. Para isso dar certo pedi ajuda a uma colega de trabalho que, apesar de não ser vegetariana, tem o hábito de comer carne pouquíssimas vezes. Steph, toda caprichosa, não se limitou a enviar uns rascunhos. Ela criou um PDF com receitas vegetarianas (sem feijão e sem lentilha, como eu pedi) me dando dicas de como temperar e preparar comidas gostosas de verdade. Conforme eu for fazendo, vou compartilhando aqui. Quem sabe não consigo mais adeptos a esta nova forma de comer?! ;) Pode começar aderindo à campanha Segunda Sem Carne. Afinal, você não precisa mudar completa e definitivamente a sua alimentação. Mas pensar no planeta e nos animas uma vez por semana já está de bom tamanho. 

Por ora, deixo aqui o link de um site com vários livros de receitas vegetarianas que ela me recomendou. Vale a pena dar uma chance!

7 comentários:

  1. maravilhosa! E amei o link com livros de receitas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se testar alguma receita dele vem contar como ficou.

      Por aqui, vou publicar as receitinhas que eu fizer, mesmo se der ruim. hehehe

      Excluir
  2. Hum!!!
    Delícia!
    Parabéns!!
    Adorei a forma como descreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tks =)

      Vou publicar sempre as receitinhas que eu fizer, mesmo se der ruim. hehehe

      Excluir