quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Thanksgiving Day

Thanksgiving Day = Dia de Ação de Graças

Tenho certeza que muita gente conhece esse feriado pelas séries norte-americanas como Friends, Grey's Anatomy e, claro, This is Us. E tenho certeza também que pouca gente sabe que esta data não é exclusiva dos EUA. Aqui no Brasil também temos o Dia de Ação de Graças, que foi regulamentado no calendário nacional em 1949. Não é feriado, e, talvez por isso, não seja popular entre os brasileiros. Mas é uma data tão bonita que resolvi colocar no calendário da minha família. A gente (brasileiro) importa tanta coisa ruim. Por que não uma coisa boa? 

Thanksgiving Day no início do século 17 remetia a um momento de dar graças à boa colheita do milho e à união entre os colonos ingleses e os nativos indígenas. União mentirosa, claro, mas o importante é que hoje este é o feriado mais esperado nos Estados Unidos, mais até que o Natal. É quando muitas famílias viajam para se reunirem (e comerem bastante). 

Aqui no Brasil não temos este feriado, tem gente que nem se atenta à data. E por cair numa quinta-feira (sempre antes da Black Friday - agora você nunca mais vai esquecer do Thanksgiving Day) fica mais complicado ainda reunir a família para um jantar regado a peru, tortas e rabanadas (porque o Dia de Ação de Graças é meu e tem rabanada frita sim).

É o oitavo Natal que terei na minha casa desde que passei a morar sozinha; o segundo sóla mesmo (por causa da pandemia). Então, para dar aquela amenizada na saudade, propus que nos reuníssemos hoje para um almoço (ainda que rápido e simples) na casa da minha mãe, onde aconteciam os grandes natais antes da minha avó partir. Quem pôde se ausentar rapidamente do trabalho participou. E foi ótimo. Singelo, mas agradável. O primeiro de muitos outros Dia de Ação de Graças na minha família. E não podia ter sido em ano melhor. Temos tanto a agradecer em 2021. Chegamos até aqui durante uma pandemia; tomamos vacina; alguns de nós tivemos o privilégio de manter nossos empregos e salários trabalhando em casa. Sobrevivemos. Estamos vivos. Só isso, em 2021, já dá muitas horas de agradecimento. 

Amantes de Friends entenderão. Os não amantes...busquem no Google =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário