quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Aventura na cozinha - Macarrão a la Norma

Segue a aventura! Aproveitando uma semaninha tranquila no trabalho para testar as receitas que minha colega Steph gentilmente compilou para mim num livreto. Tudo para me ajudar a alcançar a meta: tirar a carne de frango do meu prato até o fim deste semestre (mamíferos já foram banidos). 

Esta semana foi a vez do macarrão a la norma. Esperava outra aparência do molho. Não sei se errei ou se eu tenho em mente um molho mais pastoso, sem pedacinhos. O que importa é que ficou gostoso (e até bonito; apenas diferente). 

E antes que vejam a receita original e as fotos e reparem nos tomates distintos, já aviso que eu sou o tipo de pessoa que reaproveita coisas. Preciso de tomates e tenho tomate cereja prestes a morrer? Ele vai se juntar ao tomate italiano sim. Nada de desperdício num país onde milhões ainda passam fome. 

Este prato foi super rápido de fazer. E como podem ver, rendeu bastante, mesmo eu cortando pela metade os ingredientes. Mas vamos ao que interessa!

Macarrão a la Norma

INGREDIENTES:

  • 1 ricota fresca amassada (usei apenas metade, porque era somente para mim. Mesmo assim rendeu bastante molho a ponto de dividir com a vizinha)
  • 1 berinjela picada em cubos (usei uma inteira porque era pequena)
  • ½ cebola picada (mais uma vez usei cebola roxa porque é a minha favorita)
  • 3 tomates picados sem pele e sem sementes (use tomate italiano e o restante de tomate cereja. Era o que tinha e desperdício não pode acontecer)
  • passata de tomate ou 1 lata de tomate pelatti (usei metade do vidro da passata)
  • ½ xícara de alho-poró picado
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa (ficou de fora porque não encontrei na vendinha)
  • 2 dentes de alho picados
  • manjericão picado a gosto (como é a gosto - e eu não tinha - ingrediente dispensado)
  • 1 colher de tomilho (ficou de fora porque não encontrei)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeite 

BORA FAZER!

Antes de começar, deixe a berinjela picada em uma tigela com água e sal. Isso ajuda a tirar um pouco do amargor da casca.

Refogue a cebola no azeite (se quiser, pode colocar um pouco de manteiga, mas não deixe de colocar o azeite para a manteiga não queimar) com um pouco de sal e com a pimenta calabresa e o tomilho. Acrescente o alho, o alho-poró e os tomates. Escorra a água das berinjelas e as adicione à panela. Em seguida, junte a ricota. Misture bem. Coloque a passata ou os tomates pelattis (após passar rapidamente pelo liquidificador ou pelo
processador para não ficarem pedacinhos), deixe cozinhar por uns 5 minutos. Verifique se as berinjelas já estão macias, ajuste o tempero (se precisar, coloque um pouco de açúcar no molho para corrigir a acidez, mas só se precisar mesmo), desligue o fogo e misture o manjericão. 

Sirva com massas de qualquer tipo, mas a regra continua valendo: se tiver deixado seu molho mais encorpado, prefira massas longas (espaguete, fetuccine etc). Se tiver ficado mais líquido, opte por massas curtas (penne, fusili etc).





3 comentários:

  1. Hum, já sei o que vou querer comer na próxima visita 😜

    ResponderExcluir
  2. Fica com pedacinhos mesmo, a ricota só “some” se ela for muito processada com algum líquido, mas aí interfere no sabor. Se quiser mais encorpado, é só cozinhar mais e deixar reduzir. Eu adoro os pedacinhos da ricota no meu do molho, acho delícia! Ficou bonito!

    ResponderExcluir