domingo, 24 de maio de 2020

Quarentener: planner cheio mesmo sem sair de casa

"Mantenha a rotina!" é isso que dizem todos os especialistas em sanidade mental. Mas como manter a rotina se tudo mudou? Quem acordava às 5 da matina para se arrumar e pegar o ônibus até o trabalho, agora trabalha no sofá de casa (nem precisa de maquiagem, pentear o cabelo, talvez nem tire o pijama). Quem corria todas as manhãs no quarteirão, agora corre em círculos na sala. Quem passeava com os cachorros três vezes ao dia, agora, no máximo, leva uma vez à rua. Mas eles continuam dizendo "mantenha a rotina!". Por isso continuo usando meu planner. =)




Não gastei um dinheirão numa agenda moderninha para ela ficar em branco. Então, sempre aos domingos eu organizo a semana seguinte. Claro que eu, em home office, não preciso mais acordar tão cedo para trabalhar. Mas faço questão de não passar o dia inteiro de pijama. Afinal, "se eu não tirar o pijama, o que vou usar à noite para dormir?", perguntou a jornalista Leila Ferreira em sua live. 

Lives: coisas que também vão para o planner. Por que não? Faz parte da vida social atual. Trocamos os bares e as casas de show por lives na cozinha, por isso, quando quero muito ver alguma, eu coloco na agenda. Até comprei uma smart TV para assistir Ivete Sangalo e tantos outros artistas em uma tela maior que o celular.  (:

Nas minhas resoluções para 2020, feitas no último minuto de 2019, eu coloquei três pontos: saúde, espiritualidade e família. Para atingir meus objetivos, coloquei outros três passos. Confesso que se não fosse a pandemia isso seria difícil. Pois nunca me exercitei tanto como agora. Todos os dias eu pratico alongamento. Minha meta agora é espacate completo até o fim do isolamento social. Como as academias fecharam, não pude continuar indo às aulas de pole, então elas vieram até a mim, com um plus. Por carinho ao studio que frequento, continuei pagando as mensalidades e, em troca, decidiram gravar aulas e disponibilizar para fazermos quando quisermos em casa. Eu nem acredito que meu corpo tem se mexido todos os dias à tarde. <3

E se não fosse a pandemia, eu também não estaria tão dedicada aos estudos religiosos. Os encontros não são mais presenciais, mas nos encontramos via Skype ou Zoom com data e hora marcadas. Isso é usar a tecnologia ao nosso favor. Ficar o dia inteiro rolando o feed do Instagram, TikTok ou Facebook não. 

No meu planner tem a hora de trabalhar, a de estudar, a de me exercitar, a pausa para o nadismo, o momento da leitura, o passeio rápido com as cachorras, a chamada de vídeo com a família, a sessão de terapia com a psicóloga, as lives (de shows ou de reflexão), o spa caseiro. E tudo isso tem sido possível porque não preciso me deslocar. Acontece tudo em 50 metros quadrados. E nada passa "batido" porque eu uso o planner. Você não precisa usar. Conheço pessoas que não funcionam com agendas. Eu, como virginiana, preciso anotar todos os compromissos para visualizar a semana, os meus dias, e cumprir o combinado (comigo mesma muitas vezes).

A rotina está diferente sim, para todos nós. Mas nem por isso a quarentena precisa ser entediante, como ouço algumas pessoas reclamarem. Se não podemos viver lá fora, vamos viver aqui dentro. Precisamos manter a rotina, como repetem quase como um mantra os psiquiatras e psicólogos mundo afora. Tire o pijama para trabalhar na mesa da cozinha. Pare para almoçar como se estivesse no escritório. Termine o seu expediente na hora que terminaria se estivesse na empresa. Exercite sua mente com livros e filmes que sempre quis ler e assistir, mas usava a falta de tempo como desculpa. Exercite o corpo com o que tem em casa; o que não falta na internet são vídeo-aulas de profissionais de educação física (alguma vai servir para você). Pratique a meditação (10 minutos por dia já ajuda a acalmar corpo e espírito). Brinque mais com os filhos, com os pets, com quem estiver em casa. Mas para isso acontecer coloque-o como compromisso na sua "agenda". No meu planner falta espaço para tantas coisas que quero (e preciso) fazer. Como pode alguém dizer que está entediado? 

Ah! E se eu posso ajudar com uma dica de como se exercitar sem sair de casa, com aulas para todos os níveis e "fora da caixinha" é apresentando o portal Circus Fit Air. Tem várias aulas e para todos os níveis e idades (pole sport, tecido acrobático, alongamento, acroyoga, malabarismo, fortalecimento de membros inferiores e superiores, prancha, acrobacia, lira, dança, jazz funk...). Clica aqui para dar um confere! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário