quarta-feira, 13 de junho de 2018

Lasanha sem massa. Oi?!

Cansada de miojo, ovo frito, ovo cozido, ovo mexido e mais variações? Eu também estava, por isso resolvi investir numa assinatura de culinária. Semanalmente recebo um cardápio para preparar refeições para os próximos sete dias. Tudo com poucos ingredientes e prático, afinal se não fosse assim não serviria para esta Casa né?!

E como sou muito boazinha, resolvi compartilhar com meus leitores algumas receitas já testadas e aprovadas, claro. A primeira da série Faça Sozinho e Faça Gostoso é uma lasanha à base de berinjela. Nem adianta fazer essa cara feia como minha sobrinha fez, porque mesmo quem não curte berinjela acha a comida deliciosa. Vou colocar aqui a receita original, que recebi da assinatura. Mas aviso que fiz substituições (e vou assinalar cada uma) porque não como carne bovina e não tinha alguns ingredientes em casa (o que prova que mesmo assim dá para fazer pratos saborosos). Vamos lá!

INGREDIENTES:

  • 2 berinjelas grandes (usei apenas uma)
  • 500 gramas de carne moída (usei duas latas de atum em pedaços)
  • 150g de requeijão tipo ricota light (usei requeijão cremoso mesmo)
  • 1 cebola (usei meia)
  • 2 dentes de alho (compro alho picado pronto, então usei uma colher de chá)
  • 100 ml de molho de tomate orgânico (como não usei carne moída, dispensei esse item)
  • 100 gramas de requeijão light (usei cream cheese)
  • 1 colher (sopa) de salsinha e cebolinha (ignorei isso também)
  • Azeite de oliva
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 70 gramas de queijo parmesão ralado grosso (pode ser o de saquinho)


Bora cozinhar?!
PASSO 1: Primeiro de tudo, pré-aqueça o forno a 180°C. Corte a cebola em cubos pequenos. Pique ou esmague o alho. Lave e corte a berinjela em fatias finas. Lave e pique a cebolinha e a salsinha.

PASSO 2: Em uma panela aqueça um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Quando a cebola estiver dourada, acrescente a carne moída. Tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos. Adicione o molho de tomate, o requeijão e meio copo de água. Misture bem e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Tempere com salsinha e cebolinha e reserve.

PASSO 3: Em uma travessa untada com óleo, disponha metade da berinjela, uma ao lado da outra. Por cima, coloque metade do molho preparado há pouco e cubra com metade do queijo tipo ricota light. Repita esse processo na próxima camada e finalize polvilhando o queijo parmesão.

Leve ao forno para gratinar por cerca de 12 minutos (ou até dourar). Prontinho! Pode comer! =D

Viu?! Já dá para inovar no jantar de hoje. XXX

PS: todos os itens que eu substituí foram colocados na mesma ordem de preparo da receita original. 

Ah! Como eu só usei duas berinjelas, a receita rendeu duas porções. Mas a receita original rende quatro porções.


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