quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Já é Natal...Já?


Aqui no Rio de Janeiro dizemos que é Natal quando é natal na Leader (uma loja de departamentos bem antiga e famosinha). Tudo por causa do jingle "Já é natal na Leader, já é hora.". 

O comércio tem adiantado cada vez mais o início do natal. Mal os vendedores estão tirando suas fantasias de Halloween e já estão colocando os gorros de ajudantes do bom velhinho. E, assim, seguimos o ritmo também em nossos cafofos. Mas, quando realmente é hora de montar a árvore e enfeitar a casa para a festa?

Pela tradição cristã, a árvore deve fazer parte da decoração da casa no início do Advento – tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo – que é de quatro domingos antes do aniversário de Cristo. Mas como essas datas cristãs não são fixas (e nem adianta me explicar como essas contagens são feitas, porque realmente eu não entendo por que a semana santa a cada ano é num dia diferente), em 2017 a data certa é 3 de dezembro. Isso segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Então, se não curtiu vai brigar com eles. Ano passado, o dia para montar foi 27 de novembro. 

Já o dia certo para tirar toda a decoração natalina, este é fixo, sempre no Dia de Reis (06 de janeiro), que representa o encontro dos Reis Magos com o Menino Jesus.

Tem gente que não se aguentou e já tirou do armário todas as bolinhas coloridas, gorros e pisca-pisca. Não julgo, afinal, a decoração para o natal deixa a casa muito mais aconchegante. No entanto, se você é do tipo que espera entrar, pelo menos, o mês de dezembro para colocar sua árvore na sala, aproveite que neste ano, o dia D cai em um domingo, perfeito para reunir a família ou os amigos, se você mora em república, para encher seu pinheiro artificial (no Brasil é bem difícil alguém ter um natural) com bolas e penduricalhos que remetam ao bom velhinho e ao Menino Jesus. 

Como após a mudança minha árvore foi parar por engano no lixo (tia Márcia, eu não esqueci, hein!), terei que comprar outra para o novo cafofo. Por isso, a casa só terá ares natalinos em dezembro mesmo. Até lá, fiquem com o jingle mais famoso do Rio de Janeiro nesta época do ano!



2 comentários:

  1. KKKK Tia Marcia, jogou fora sua árvore de natal? Ela não deve ter visto que era uma árvore de natal, com certeza... kkkkkk Eu já comecei a arrumar minha casa. Não me importo muito com datas para decorar a casa para o Natal. Como você disse, eu só me preocupo com a data em que terei que desmanchar toda a decoração. Por mim, seria NATAL todos os dias do ano... Amo muito esta festa. Beijos querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não viu?! A árvore estava montada, com todas as bolas, enfeites e pisca-pisca. hahahahaha Claro que ela viu que era uma árvore de natal.

      E eu também amo essa época do ano. Tanto que nem tinha desmontado a árvore (e ela foi parar no lixo buááááá)

      Excluir