segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Seus problemas e seus sapatos fora de casa

Não me lembro quando foi, mas certamente tem mais de um ano que resolvi deixar meus problemas e meus sapatos na porta de casa, bem do lado de fora mesmo. Os problemas por questões óbvias; até porque com minhas filhotas aqui dentro não tem como pensar em problemas. Elas alegram o ambiente. Já os sapatos...

Ocidental deveria prestar mais atenção nos costumes orientais e esse de tirar o calçado antes de entrar em casa é um deles. Segundo a tradição japonesa, por exemplo, isso evita que o lixo da rua e as más energias adentrem o ambiente. Eu comecei fazendo isso na época que uma vizinha reformou seu apartamento. O corredor de baixo era poeira de cimento até o teto e, consequentemente, o meu andar (com o pisa-pisa) também. Para não deixar minha casa imunda passei a entrar descalça. Porém, mesmo após a obra terminar mantive o hábito, pois ouvi de um veterinário que carrapatos podiam ser transportados nas solas dos sapatos sem eu perceber. Eca!

Na casa de um tio meu esse hábito sempre existiu. Todo mundo da família achava um saco ter que entrar descalço na casa dele e isso era até papo para o almoço de domingo em família. Mal sabíamos que ele e sua esposa estavam certíssimos.

A ciência está aí para comprovar que os sapatos na parte externa da casa podem evitar que entremos em contato com mais de 400 mil tipos de bactérias presentes em 96% das solas. Exagero? Olha, esse número pode ser absurdo, até falso, mas se pensarmos que a rua tem todo tipo de porcaria... Pisamos (sem saber) em urina, saliva, restos de fezes animais, esgoto. Isso para mencionar apenas o que vemos nas calçadas. Então, ainda que seu chinelo pareça limpinho, acredite, não está. 

Coincidência ou não, depois que aderi piamente a esta prática, minhas cachorras nunca mais tiveram problemas gastrointestinais e nem eu infecção urinária. 

- Ok, você tira o calçado antes de entrar em casa, mas e as visitas?

Elas tiram também. No início acho que elas se sentiam intimidadas por verem uma "sapataria" no corredor. Mas agora, elas, logo de cara, percebem que para entrar aqui em casa tem uma regrinha. =) Escolhi uma frase bacaninha, com um tom engraçado para descontrair e convencer até quem não curte isso de tirar os sapatos. Ah! Mas claro, não deixo ninguém descalço aqui no meu cafofo. Logo na entrada tem alguns chinelos para quem não quiser pisar diretamente no chão frio. Até um tamanho 42 eu tenho para os meninos. E para não ficar aquela zona no corredor, com sapatos e chinelos espalhados na frente da porta principal, resolvi adaptar um caixote que serve como sapateira. A intenção mesmo é comprar um móvel pequeno e de cor neutra para isso. Mas enquanto falta tempo, o caixote vai quebrando o galho. Percebi também a necessidade de colocar um puff ao lado para as pessoas se sentarem quando forem embora e tiverem que colocar botas, tênis ou sandálias, que dão mais trabalho para calçar.


Deixe seus problemas e seus  sapatos na minha porta ;)
Claro que você pode cagar para tudo isso que eu disse e continuar entrando com seu chinelo. Mas vamos combinar que andar descalço é muito gostoso? Dá para sentir a energia do lugar. Ah! Você também pode lavar seus sapatos com sabão neutro a cada saída e, assim, garantir que as bactérias fiquem longe do seu ninho, mas isso dá um certo trabalho né? E levando para o lado oriental, deixando o calçado fora de casa as energias ruins também ficam lá. ;)

Um comentário:

  1. Parabéns, por aderir a este hábito higiênico em sua casa. Eu desde pequena morando na casa de minha mãe, já tínhamos este hábito. Calçados na porta e chinelos para dentro de casa. Eu me casei com seu tio e foi um Deus nos acuda, pois a família não aceitava esse meu hábito. Realmente se tem algo que deveríamos imitar dos orientais é esse. Além de ser higiênico eu acho uma falta de respeito entrar com os calçados carregados de sujeiras da rua dentro do lar de alguém. Na minha casa é assim, com todos sem exceção. Meus filhos foram criados assim, tiram os calçados na porta e calçam os chinelos dentro de casa. Meus sapatos, sandálias, tênis, etc depois de usados eu os lavo com água e sabão, deixo-os secar e os guardo dentro do armário. Fiquei feliz em saber que aderiu a esta regrinha. Beijos querida.

    ResponderExcluir