segunda-feira, 30 de março de 2015

O mistério dos alvejantes

Se existe uma coisa que eu não sei fazer em casa é lavar roupa. Já tentei de todas as formas, mas aquela mancha que todos os alvejantes juram tirar na primeira lavagem não sai nem na quinta. Então, o problema só pode estar em mim, claro. Por isso, estou aqui pra pedir a ajuda de vocês. Será que estou fazendo errado? Olhem só!

Separo as roupas em coloridas e claras (não apenas brancas) e nesta separação também subdivido em roupas delicadas. Cada montinho vai pra máquina e eu regulo o nível da água e o tipo de lavagem em pesada, normal ou delicada. Coloco em cada compartimento da máquina a quantidade exata que cada fabricante recomenda de sabão líquido, alvejante e amaciante. Agora, se a roupa tiver alguma mancha fodástica eu coloco alvejante sobre a mancha e deixo agir por alguns minutos antes de colocar na máquina com mais alvejante (aquele que geral conhece, que vive aparecendo na TV como o santo milagroso das donas de casa). Ou seja, faço como o comercial manda. A mancha vai sair. SQN (Só Que Não). Teve um dia que, irritada, eu li direitinho o tal rótulo e lá mandava deixar a peça de molho no tal santo milagroso em água quente antes de mandar pra máquina. Fiz. Não resolveu. 

Gente, parece que estou falando da blusa de uma criança que rolou na lama e deixou de molho na urina do cachorro né? Mas não. É sujeira do dia a dia mesmo. O mais estranho é que nos comerciais parece tão fácil: aquelas mulheres com caras de executivas lavando com orgulho e satisfação a camisa da filha moleca que volta preta da escola e a camisa fica mais branca do que quando estava na loja. Qual é o mistério? Por favor, me ensinem. Quero minhas meias e camisas alvinhas de novo. Tks.





6 comentários:

  1. Sincer! Admito que também demorei um tempão até me acertar com minha máquina. Toda hora pedia dica de sabão novo pra minha mãe, porque nenhuma roupa minha ficava tão cheirosa e macia como as que ela lavava. Agora, acho que consegui acertar a mão e entendo seu drama: roupa branca + poeira de obra e poluição dessa cidade são tensos!

    Vamos lá: também separo a roupa da mesma forma que você, em claras e escuras. Antes, colocava as brancas junto com as clarinhas (hoje ainda entra uma ou outra clara, mas a maioria é branca mesmo. Se estão muito amareladas/sujas, coloco por algumas horas de molho com bastante Vanish Branco (específico pra roupa branca); em último caso, coloco um pouco (pouquinho mesmo e por pouco tempo de molho, senão amarela também) de água sanitária (mas aí as roupas têm que ser 100% brancas, senão mancha TUDO). Antes de colocar na máquina, dou uma enxagüada.

    Na máquina, coloco o amaciante (no compartimento dele), o pó de Vanish Branco e sabão líquido no compartimento de sabão (sim, os dois juntos). E descobri dois produtos que deixam a roupa muito macia e cheirosa: Sabão Líquido Brilhante e Amaciante Downy. Sério, são MUITO bons.

    OBS: como é muito sabão envolvido (e tenho rinite + gatos em casa), costumo colocar minha máquina no modo Enxágüe Anti-Alérgico, então acho que dá um Boost na lavagem.

    Desculpe o textão e espero ter ajudado :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse Amaciante Downy é mesmo maravilhoso. Experimentei após a sua dica e amei. Deixa a roupa bem macia e cheirosa. Tks =D

      Excluir
  2. Olha, vou seguir a dica do amigo aqui em cima, pq as vezes também coloco roupas claras junto com as brancas...
    Quanto ao amaciante Dawny, realmente é o MELHOR! Todas as minhas visitas elogiam o cheiro que fica na casa quando coloco roupa na corda... Fora a roupa do maridão que fica toda cherosa... R quando ele sai pra trabalhar dá o maior orgulho!
    Quanto ao sabão brilhante... Já ouvi essa dica, de uma desconhecida enquanto trocávamos figurinha no mercado sobre produtos de lavar roupa, mas ainda não achei nas prateleiras do mercado! Vou procurar mais agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Flavinha, a dica de misturar o alvejante com o sabão líquido na máquina deu certo?

      Excluir
  3. Eu faço exatamente como você. A diferença é que deixo de molho de um dia para o outro. Comigo, até agora, tem funcionado muito bem. Qual ao sabão líquido brilhante, não conheço, uso Ariel líquido que tem um cheiro muito gostoso também. Espero ter ajudado. Agora mãos a obra e lave suas roupas com as dicas acima. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu deixei de molho uma peça branca ontem, num balde, mas acho que não resolveu. Só Jesus na causa. =(

      Excluir